Socioambiental

PACUERA

O Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno de Reservatório Artificial (PACUERA) das UHE Água Vermelha (AGV) e Caconde (CAC), foram elaborados com objetivo de orientar o uso e as ocupações das áreas do entorno desses reservatórios afim de garantir o desenvolvimento sustentável da região onde estão inseridos.

Esse plano é uma exigência do Conselho Nacional de Meio Ambiente – CONAMA que o define como sendo um conjunto de diretrizes e proposições que têm o objetivo de disciplinar a conservação, recuperação, o uso e ocupação do entorno do reservatório artificial, estabelecendo um zoneamento ambiental para uso dos espaços (Resolução nº 302/2002).


PACUERA AGV

27/05/2019 – Câmara Municipal de Itapagipe/SP –  Av. Cinco, 330 – Centro
28/05/2019 – Câmara Municipal de Iturama/MG – Av. Prefeito Jucá Pádua, 235
29/05/2019 – Câmara Municipal de Cardoso/SP – Rua Ângelo Moretin, 753
30/05/2019 – Câmara Municipal de Paulo de Faria/SP – Praça Peregrino Benelli, 52
Sempre às 19 horas

VOL I PACUERA AGV

VOL II ATLAS USO E OCUPAÇÃO SOLO ÁREA ESTUDO

VOL III ATLAS USO E OCUPAÇÃO SOLO

VOL IV ATLAS FRAGILIDADE AMBIENTAL

VOL V ATLAS FRAGILIDADE

VOL VI ATLAS ZONEAMENTO SOCIOAMBIENTAL

VOL VII ATLAS ZONEAMENTO SOCIOAMBIENTAL 2

Cartilha PACUERA Água Vermelha

Regulamento do PACUERA


Caso você resida em Divinolândia ou Botelhos e tenha interesse em participar da Consulta Pública do Pacuera da Usina Hidroelétrica de Caconde, cadastre-se pelo e-mail licenciamentoambiental@aes.com até 17 horas do dia 10 de junho de 2019, informando no corpo do e-mail seu nome completo, RG, cidade, telefone de contato e ocupação.

A AES Tietê irá providenciar seu deslocamento até o Pacuera mais próximo de sua cidade. As reuniões ocorrerão em Poços de Caldas no dia 12 de junho e em Caconde no dia 13 de junho.


PACUERA CAC

12/06/2019 – Câmara Municipal de Poços de Caldas/MG – Rua Junqueiras, 454 – Centro
13/06/2019 – Câmara Municipal de Caconde/SP – Rua Duque de Caxias, 123 – Centro
Sempre às 19 horas

VOL I PACUERA CAC

VOL II ATLAS USO SOLO

VOL III ATLAS FRAGILIDADE AMBIENTAL

VOL IV ATLAS ZONEAMENTO

Cartilha PACUERA Caconde

Regulamento do PACUERA

Errata Completa do PACUERA

Errata Resumida Cartilha PACUERA


Você também pode acessar os materiais do PACUERA aqui.


Licenciamento ambiental

Todas as 12 usinas da AES Tietê possuem licenças de operação obtidas e válidas. Duas delas – Água Vermelha e Caconde – são licenciadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA); as demais, pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB).
Para operar esses empreendimentos precisamos seguir algumas regras. Como exigência dos órgãos ambientais, implementamos programas de preservação dos recursos naturais das áreas ao redor dos reservatórios, como de educação ambiental, de monitoramento de macrófitas e da qualidade da água, de manejo pesqueiro, entre outros.
Para dúvidas ou sugestões sobre os licenciamentos, fale com a gente pelo e-mail: licenciamentoambiental@aes.com

Programas Ambientais

Mesmo sendo uma exigência dos órgãos ambientais, a implementação de programas de preservação dos recursos naturais das áreas ao redor dos nossos reservatórios não deixa de refletir, também, o nosso compromisso de oferecer energia sustentável, segura, acessível e confiável para nossos clientes.
Conheça os principais programas ambientais que realizamos:

Programa de Limnologia

O objetivo geral do Programa é mensurar as modificações na dinâmica limnológica, ou seja, na condição das águas a partir das transformações do ambiente decorrentes da operação do empreendimento e da dinâmica dos nossos reservatórios. A partir deste trabalho, geramos dados concretos que auxiliam a gestão das águas pelos órgãos competentes.

Programa de Ictiologia e de Áreas de Reprodução em Tributários

O Programa gera informações que permitem o acompanhamento das transformações das comunidades de peixes nos reservatórios, considerando as características da ictiofauna – conjunto das espécies de peixes dos rios e reservatórios onde estamos presentes.

Programa de Produção e Repovoamento de Alevinos

A AES Tietê reproduz seis espécies nativas de alevinos (filhotes de peixe), Curimbatá, Pacu-guaçu, Piapara, Dourado, Tabarana e Piracanjuba, nas Estações de Hidrobiologia e Aqüicultura das Usinas de Barra Bonita e Promissão.
Assim, o Programa garante a proteção e a conservação das espécies, mantendo a produção pesqueira e a geração de informações sobre a dinâmica das comunidades de peixes em nossos reservatórios.
Anualmente, o repovoamento é de 2,5 milhões de alevinos nos reservatórios da companhia. Para conhecer sobre o programa de repovoamento, entre em contato pelo e-mail: peixamentos@aes.com.

Espécies de peixes:
• Curimbatá – Prochilodus lineatus (Valenciennes, 1836)
• Piapara – Piaractus mesopotamicus (Holmberg, 1887)
• Pacu – Piaractus mesopotamicus (Holmberg, 1887)
• Dourado – Salminus maxillosus (Valenciennes, 1849)
• Tabarana – Salminus hilarii (Valenciennes, 1849)
• Piracanjuba – Brycon orbignyanus (Valenciennes, 1849)

Programa de Salvamento de Peixes

O objetivo deste Programa é resgatar e salvar os peixes que, ocasionalmente, ficam retidos nas turbinas das nossas unidades geradoras, câmaras de eclusas e/ou bacias de dissipação, quando das paradas para manutenções nas usinas hidrelétricas e eclusas.

Programa de Monitoramento e Conservação da Fauna Terrestre

Desde de 2015 a AES Tietê Energia executa o monitoramento de fauna (anfíbios, répteis, aves e mamíferos terrestres) no entorno dos reservatórios de suas usinas. A proposta deste trabalho é registrar a comunidade de fauna presente nas áreas sob sua responsabilidade, permitindo a identificação de sua estrutura. Os resultados obtidos indicam a situação nestas áreas e também as oportunidades de ações específicas voltadas a conservação.

Você pode acessar a lista de espécies registradas no entorno dos reservatórios por meio no link abaixo.

Para as UHEs Caconde e Água Vermelha, os dados foram obtidos a partir da realização do Subprograma de Conservação da Fauna Terrestre é uma medida de compensação exigida pela condicionante do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama.

Para as demais UHEs Barra Bonita, Bariri, Ibitinga, Promissão, Nova Avanhandava, Limoeiro e Euclides da Cunha e a PCH Mogi Guaçu, os dados foram obtidos a partir da realização do Programa de Monitoramento da Fauna Terrestre é uma medida de compensação exigida pela condicionante do licenciamento ambiental estadual, conduzido pela Cetesb.

Programa de Manejo e Conservação da Flora – “Programa Mãos na Mata”.

A mata atlântica e o cerrado são ecossistemas de enorme riqueza e sofrem constante ameaça e pressão pela ação do ser humano. Conscientes do papel que exercemos no meio ambiente, queremos ser protagonistas da mudança.
O programa Mãos na Mata tem a missão de restaurar áreas de mata atlântica e cerrado no Estado de São Paulo.
Hoje, somos um dos maiores programas de reflorestamento de árvores nativas do Brasil.

Para atender ao Programa, mantemos um viveiro de produção de mudas nativas na usina hidrelétrica de Promissão, com produção anual de 1 milhão de mudas, de, aproximadamente, 120 espécies nativas de Biomas da Mata Atlântica e o Cerrado. As sementes coletadas vêm de matrizes selecionadas em remanescentes florestais das bacias hidrográficas dos rios Tietê, Grande, Pardo e Mogi.
Para mais informações, acesse maosnamata.aestiete.com.br

Programa de Manejo e Monitoramento de Macrófitas

O objetivo do Programa é monitorar as comunidades de plantas aquáticas dos reservatórios das nossas usinas. Por meio de levantamentos em campo e sensoriamento remoto, geramos dados concretos que auxiliam os órgãos competentes na formulação de medidas para prevenir ou mitigar riscos aos usos múltiplos dos reservatórios, evitando também riscos operacionais às usinas.

Programa de Educação Ambiental

O Programa de Educação Ambiental busca o desenvolvimento de uma consciência crítica em relação à problemática ambiental e ao uso responsável dos recursos naturais. Tem como público alvo, os colaboradores próprios e as comunidades do entorno dos reservatórios. Um dos objetivos deste programa é proporcionar conhecimento sobre os programas ambientais desenvolvidos pela empresa.
Alguma sugestão ou dúvida sobre o Programa de Educação Ambiental?
Fale com a gente em: visitausinas@aes.com ou venha nos visitar!
Para marcar uma visita às nossas hidrelétricas, acesse:
http://www.aestiete.com.br/fale-conosco/agende-uma-visita-as-usinas/

Materiais informativos:
Alevinos
Caça Predatória
Cartilha Meio Ambiente
Dia da Água
Programas Ambientais
Reflorestamento

Programa de Manejo Arqueológico

O Programa tem como objetivo contribuir com a preservação, resgate e valorização da arqueologia, cultura e história das regiões onde os nossos reservatórios estão localizados. Com este trabalho já foram identificados diversos sítios arqueológicos nas margens dos reservatórios da AES Tietê, nas bacias dos rios Tietê, Grande e Pardo. Essas descobertas evidenciam ocupações indígenas e históricas de grande importância para a compreensão dos modos de vida, que são apresentadas no livro “Paisagens Culturais Paulistas – A história do Estado de São Paulo contada pela Paisagem”, acesso gratuito para download por meio do link: http://www.documentoculturalaestiete.com/group/livro-paisagens-culturais-paulistas. Também foram desenvolvidos outros materiais para a disseminação dos conhecimentos gerados ao longo da realização das atividades do Programa, para conhecer mais acesse:

Blog de Patrimônio Cultural: http://www.documentoculturalaestiete.com/
Museu Virtual: http://documentocultural.net/aestiete/
Cartilha Patrimonial: http://www.documentoculturalaestiete.com/group/cartilha-patrimonial
Aulas Didáticas: http://www.documentoculturalaestiete.com/group/aulas-didaticas